Notícias e Artigos

Centro Médico Alphaview

Medicina Holística: O Que É, Como Funciona E Mais

Algumas pessoas preferem cuidar de um carro considerando não apenas o motor e os componentes mecânicos. Elas também analisam o modo como ele é dirigido e o ambiente em que opera, por exemplo. A abordagem da medicina holística é semelhante.

Isto é, ela não investiga apenas os sintomas imediatos do paciente, mas também o contexto dele. Então, a medicina holística recomenda mudanças no estilo de vida, conforme as necessidades, para maior promoção de saúde.

Quer entender mais sobre a medicina holística e como ela pode contribuir com o bem-estar do paciente? Continue conosco e descubra:

  • O que é medicina holística?
  • Como funciona a medicina holística?
  • Quais são os 5 componentes da saúde holística?

O que é medicina holística?

A Medicina Holística é uma abordagem de cuidados de saúde que considera a pessoa como um todo, levando em conta não apenas o corpo físico. Isto é, ela também analisa mente, espírito e ambiente vivido para se alinhar com a medicina tradicional e propor o melhor tratamento. 

Por exemplo, um paciente chega ao consultório relatando sofrer de enxaqueca crônica. Um médico holístico adotaria uma abordagem mais abrangente, em vez de simplesmente prescrever medicamentos para aliviar a dor.

Para isso, é importante fazer uma entrevista detalhada com o paciente para entender não apenas os sintomas das enxaquecas, mas também:

  • padrões de sono; 
  • dieta;
  • níveis de estresse;
  • histórico emocional;
  • estilo e ambiente de vida.

Essa abordagem holística para o tratamento de enxaquecas é importante porque também ajuda a entender e tratar as causas do problema. Dessa maneira, é possível promover a saúde global do paciente, equilibrando corpo, mente e espírito.

Como funciona a medicina holística?

A medicina holística funciona considerando o paciente como um todo para entender causas implícitas e os fatores que influenciam a saúde. Acompanhe e saiba mais detalhes!

Visão integral da pessoa

Esse tipo de medicina considera que somos sistemas complexos e o corpo, a mente e o espírito estão interligados. Logo, em vez de tratar apenas uma parte do corpo, ela avalia como todos esses elementos estão relacionados.

Prevenção e bem-estar

Ela enfatiza a prevenção de doenças, incentivando um estilo de vida saudável, boa nutrição, exercício físico e gestão do estresse. A ideia é que prevenir problemas de saúde seja mais eficaz do que tratá-los, caso surjam.

Tratamento da causa subjacente

Em vez de apenas aliviar sintomas temporariamente, a medicina holística procura descobrir as razões implícitas para eles surgirem. Isso pode ter relação com fatores emocionais, espirituais, ambientais ou de estilo de vida.

Abordagem Integrativa

Algumas clínicas médicas que abordam a medicina holística combinam terapias convencionais — como medicamentos — com terapias alternativas — como acupuntura, meditação, massagem — quando apropriado. 

O objetivo é oferecer um tratamento abrangente e personalizado para cada paciente. Porém, outros centros médicos, como Alphaview, utilizam a medicina holística apenas convencional, por priorizar tratamentos com maior embasamento científico.

Individualização do tratamento

Cada pessoa é única, e a medicina holística considera a individualidade do paciente ao criar um plano de tratamento. Isso significa que ele é adaptado às necessidades específicas de cada pessoa.

Por exemplo, será avaliada a relação de cada pessoa com o estresse, a ansiedade e outras questões emocionais. Afinal, essas condições podem contribuir para insônia e outros problemas de saúde.

Acompanhamento e autocuidado

A medicina holística enfatiza o papel ativo do paciente no seu próprio cuidado. Ou seja, eles são incentivados a adotar práticas de autocuidado, como meditação, yoga ou mudanças no estilo de vida, para melhorar sua saúde.

Isso porque o autocuidado pode levar a uma melhoria geral na qualidade de vida. E ainda, incentivar os pacientes a participar ativamente de seu cuidado de saúde promove uma sensação de controle sobre seu próprio bem-estar.

Complementar à medicina tradicional

A medicina holística muitas vezes é usada de forma complementar à medicina tradicional. Isto é, ela pode ser incorporada ao tratamento médico convencional, melhorando os resultados globais.

Quais são os 5 componentes da saúde holística?

A abordagem da saúde holística considera cinco componentes fundamentais para o bem-estar global de um paciente. Confira!

Físico

Este componente se refere à saúde do corpo físico, o que é a base para uma vida plena. Isso inclui aspectos como:

  • nutrição adequada; 
  • exercício físico; 
  • sono;
  • prevenção de doenças;
  • tratamento de condições médicas. 

Mental

A saúde mental abrange a saúde emocional e cognitiva. Ela envolve a capacidade de lidar com o estresse, emoções, pensamentos e o desenvolvimento de resiliência emocional. 

A saúde mental é essencial para o equilíbrio geral. Inclusive, existem muitas doenças associadas a problemas mentais que afetam a saúde física, como hipertensão arterial, diabetes, distúrbios do sono etc.

Emocional

Este componente refere-se ao gerenciamento das emoções, como reconhecer, compreender e lidar com sentimentos de forma saudável. Dessa forma, é possível contribuir para a estabilidade mental e física.

Em outras palavras, em vez de suprimir ou negar as emoções, é essencial reconhecer e nomear. Com isso, fica mais fácil lidar com elas de maneira construtiva.

Social

A saúde social diz respeito às interações e relacionamentos com outras pessoas. Isso inclui conexões familiares, amizades, relacionamentos românticos e participação na comunidade. Alcançar o equilíbrio nessa área é importante para promover o apoio emocional e a sensação de pertencimento.

Espiritual

O componente espiritual não está necessariamente ligado a uma religião específica, mas se refere à busca de significado, propósito e conexão com algo maior do que nós mesmos. Isso pode envolver práticas espirituais, meditação, reflexão ou simplesmente encontrar um propósito na vida, como construir uma família.

Agende uma consulta no Centro Médico Alphaview

Então, entendeu quais benefícios a medicina holística pode proporcionar para a saúde do paciente, principalmente quando aliada à medicina tradicional? Isso ocorre porque ela busca promover o equilíbrio físico, mental, emocional, social e espiritual.

No Centro Médico Alphaview, abordamos a medicina holística combinada com terapias convencionais, que tem respaldo científico. Assim, agende uma consulta conosco e cuide da sua saúde como um todo!