Notícias e Artigos

Centro Médico Alphaview

Doenças de Pele: Tipos, Diagnóstico e Tratamento

Doenças de Pele

Se engana quem pensa que as doenças de pele afetam apenas a aparência de alguém. Afinal, tratam-se de problemas envolvendo o maior órgão do corpo humano, responsável por criar uma barreira protetora contra invasores externos.

Logo, quando doenças de pele se manifestam, a funcionalidade desse órgão também é afetada. Assim, é possível que patologias nessa região causem desconforto físico e influenciem nosso estado emocional.

Então, quer entender mais sobre as doenças de pele? Continue conosco e confira:

  • Os diferentes tipos de doenças de pele
  • Como descobrir doenças de pele?

Os diferentes tipos de doenças de pele

Existem inúmeros tipos de doenças que podem atingir a sua pele, alguns mais graves que outros. A seguir, saiba mais detalhes!

Acne

A acne é uma condição comum que afeta muitas pessoas, especialmente na adolescência, mas também pode voltar a incomodar na fase adulta. Ela ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos com óleo, células mortas e bactérias, resultando em espinhas, cravos ou inflamações mais severas. 

Essa obstrução pode ocorrer pelo excesso de oleosidade — comum em quem já tem predisposição genética —, estresse, problemas hormonais, exposição solar exagerada etc.

A acne pode mexer com a autoestima pelas alterações causadas na pele. Mas, além disso, ela costuma ser dolorida, principalmente quando inflamadas e com acúmulo de pus. A situação piora caso o indivíduo tente mexer e resolver o quadro sozinho, sem orientação profissional. 

Eczema (Dermatite Atópica)

O eczema é uma condição caracterizada por pele seca, vermelhidão, coceira e, em alguns casos, até mesmo rachaduras e inflamações. Geralmente ela é causado por uma combinação de fatores genéticos — mais comum em quem tem asma alérgica, rinite etc. — e ambientais. 

A dermatite atópica é um problema crônico, significando que você sempre conviverá com ela, uma vez diagnosticado. No entanto, é possível mantê-la sob controle, como ao deixar a pele hidratada e usar medicamentos prescritos pelo médico.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune: ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente as células saudáveis da pele. Isso leva a um processo de rápido crescimento e acumulação de células na superfície. 

Como resultado, o indivíduo passa a apresentar manchas avermelhadas e escamosas. Naturalmente, a psoríase causa um impacto físico, pode afetar a autoestima e fazer com que as pessoas tenham vergonha de serem vistas nesses momentos.

Inclusive, inúmeros famosos diagnosticados com a psoríase — como Kim Kardashian, Cameron Diaz, Xand Avião etc. — relatam como é conviver com a doença.

Embora ela não tenha cura, existem diversos tratamentos disponíveis para controlar os sintomas e aliviar o desconforto. E ainda, no médico, você descobre quais hábitos evitar para não agravar os sintomas. 

Dermatite de contato

Essa condição ocorre quando a pele entra em contato com substâncias irritantes ou alérgenos, causando vermelhidão, coceira e inflamação. Por exemplo, ela pode surgir após usar perfume, sabonete, joias etc. 

Ou seja, existem inúmeras substâncias que podem ser responsáveis pela dermatite de contato em alguém. Logo, identificar e evitar o contato com elas é indispensável para controlar a doença de pele. Nesse sentido, consultar um dermatologista pode ajudar na identificação e a criar um plano de tratamento.

Rosácea

A rosácea é uma doença crônica que causa vermelhidão no rosto, muitas vezes acompanhada de vasos sanguíneos visíveis e pequenas protuberâncias. As principais causas associadas a essa doença de pele envolve fatores genéticos e ambientais, como exposição solar e consumo de álcool. 

Então, é importante evitar gatilhos e seguir adequadamente os tratamentos para gerenciar a rosácea. Afinal, ela também pode atingir alguém na forma mais grave, principalmente os homens. Nesses casos, o desconforto é ainda maior e costumam aparecer nódulos inflamatórios.

Como descobrir doenças de pele?

Identificar doenças de pele pode ser um desafio, mas com atenção e conhecimento, é possível reconhecer sinais que merecem investigação. Confira algumas dicas que podem ajudar!

Observe mudanças na pele

Mantenha um olhar atento à sua pele não apenas por vaidade, mas por cuidado com a sua qualidade de vida. Afinal, qualquer sinal que pareça diferente do habitual, como mudança na cor, textura ou tamanho, como manchas, erupções, coceiras, vermelhidão ou lesões, merece atenção. 

Conheça seu corpo

Torne-se familiarizado com a aparência normal da sua pele para facilitar a identificação de mudanças mais sutis. Então, esteja ciente das pintas, sardas e outras características individuais.

Anote os sintomas

Caso observe alguma mudança, faça anotações detalhadas de quando os sintomas começaram, como evoluíram e se houve algo que desencadeou ou agravou. Isso auxilia o médico a entender o quadro completo.

Procure por padrões

Tente identificar padrões temporais. Por exemplo, as mudanças ocorrem em momentos específicos do dia, semana ou mês? Estão ligadas a determinadas atividades, exposições ao sol ou hábitos alimentares?

Não ignore alterações persistentes

Se os sintomas persistirem por mais de algumas semanas ou parecerem estar piorando, é ainda mais importante procurar ajuda médica. Mesmo que não pareçam graves, é melhor prevenir.

Evite autodiagnósticos

Apesar das informações on-line disponíveis sobre doenças de pele, evite o autodiagnóstico. Afinal, muitas patologias compartilham sintomas semelhantes.

Logo, pelo mesmo motivo, cuidado com o autotratamento. Isso pode mascarar sintomas ou até mesmo piorar a condição. Um diagnóstico preciso e tratamento adequado requer avaliação médica.

Consulte um especialista

Ao notar qualquer alteração preocupante na pele, agende uma consulta com um dermatologista. Esse médico é treinado para diagnosticar e tratar condições dermatológicas. Isto é, o autocuidado é importante, mas quando se trata de saúde da pele, é melhor contar com a orientação de um profissional.

Se abra ao diálogo

Ao consultar um dermatologista, explique detalhadamente seus sintomas, há quanto tempo estão presentes e se você nota alguma mudança específica. Essas informações auxiliam no diagnóstico.

Agende uma consulta no Centro Médico Alphaview

Como visto, prestar atenção aos sinais é a melhor forma de descobrir doenças de pele, o que deve sempre ser diagnosticado por profissionais da saúde. Isto é, a busca por informações na internet é valiosa, mas é aconselhável equilibrá-la com o conhecimento e a experiência dos médicos.

Por esse motivo, acesse o site do Centro Médico Alphaview e agende uma consulta com um dermatologista para acompanhar a saúde da sua pele!