Notícias e Artigos

Centro Médico Alphaview

Corrimentos Na Gravidez: O Que Toda Gestante Deve Saber

É comum que qualquer reação do corpo — como corrimentos na gravidez — preocupe as gestantes, principalmente se forem mães de primeira viagem. Afinal, esse é um momento delicado, repleta de mudanças físicas e emocionais.

Inclusive, de fato, algumas alterações na gravidez podem ser preocupantes. Logo, o mais importante é ter conhecimento sobre elas para que, caso algo aconteça, as gestantes saibam rapidamente o que fazer para conter as consequências.

Pensando nisso, quer aprender mais sobre corrimento na gravidez? Continue a leitura e confira:

  • O que é corrimento na gravidez?
  • Tipos comuns de corrimentos no início da gravidez
  • Quando é normal ter corrimento na gravidez?
  • O que pode causar corrimentos durante a gestação?
  • Como saber se o corrimento na gravidez é grave?

O que é corrimento na gravidez?

O corrimento na gravidez é uma secreção vaginal experimentada por algumas mulheres. Ele se caracteriza geralmente pelo tom claro e branco ou levemente amarelado.

A função do corrimento é ser um “guardião” da saúde vaginal ao manter a vagina úmida, lubrificada e limpa para prevenir inflamações e infecções. Em outras palavras, podemos considerá-lo como uma proteção natural do corpo da mulher.

Tipos comuns de corrimentos no início da gravidez

O corrimento vaginal pode ser classificado como fisiológico ou patológico. A seguir, saiba mais detalhes!

Corrimento vaginal fisiológico

O corrimento vaginal fisiológico é uma secreção normal que ocorre no trato vaginal e pode deixar a calcinha molhada. É esperado que ele não tenha cheiro perceptível e nem cor.

Ele é formado por bactérias, células mortas e outros líquidos mucosos que naturalmente existem na saúde íntima da mulher. É comum que o volume de secreção liberado aumente em caso de mudanças hormonais, como na gestação ou na fase antes da menstruação.

Ou seja, o corrimento vaginal na gravidez tem características parecidas com o fisiológico, embora seja mais volumoso. Afinal, ocorre um aumento da produção de estrogênio, hormônio que estimula a liberação de muco cervical para impedir a entrada de bactérias e infecções.

Isso é especialmente notável no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Neste período, os níveis de estrogênio aumentam substancialmente para sustentar a gestação e a preparar o corpo para o parto.

Corrimento vaginal patológico

O corrimento vaginal tende a não ser natural quando ocorre mudanças na coloração, odor ou consistência da secreção. Assim, é possível que se tratem de problemas de saúde, incluindo infecções ou doenças ginecológicas, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Portanto, fique atenta aos seguintes sinais de alerta:

  • cor - se o corrimento se tornar verde, amarelado, acinzentado ou apresentar qualquer cor anormal;
  • odor - se o corrimento começar a ter um cheiro forte e desagradável;
  • coceira ou ardência - se você sentir coceira intensa, ardência ou desconforto na área vaginal;
  • dor ou desconforto - caso surjam dores abdominais, pélvicas ou qualquer desconforto incomum.

Quando é normal ter corrimento na gravidez?

É normal ter corrimento na gravidez desde o início até o final da gestação. Isso porque durante toda a gravidez, o corpo passa por mudanças hormonais e físicas, e uma das respostas naturais é o aumento do corrimento vaginal.

No entanto, observe se o corrimento mudar de cor, odor ou consistência, ou se você tiver qualquer desconforto vaginal. Nesse caso, é importante conversar com o seu médico para avaliar se há alguma preocupação.

O que pode causar corrimentos durante a gestação?

Durante a gestação, é comum experimentar corrimentos por várias razões. Entenda!

Mudanças hormonais

As mudanças hormonais são uma das principais causas de corrimento na gravidez. Isto é, o crescimento dos níveis de estrogênio e progesterona pode estimular as glândulas do colo do útero a produzir mais muco cervical. Com isso, ocorre um aumento do corrimento vaginal.

Proteção natural

O corrimento vaginal também é importante na proteção do útero e do bebê contra infecções. Assim, a secreção é liberada para atuar como uma barreira natural, ajudando a impedir a entrada de bactérias prejudiciais.

Infecções

Embora menos comuns, as infecções vaginais, como as causadas por fungos (candidíase) ou bactérias, podem levar a corrimentos anormais na gravidez. Esses corrimentos geralmente têm cores ou odores diferentes dos normais, servindo como sinal de alerta.

Perda do tampão mucoso

No final da gravidez, a perda do tampão mucoso, substância gelatinosa que bloqueia o colo do útero, pode resultar em corrimento espesso e rosado. Isso costuma ser um sinal de que o parto está se aproximando.

Como saber se o corrimento na gravidez é grave?

Entender se o corrimento na gravidez é grave ou não é importante para a saúde da mãe e do bebê. Assim, existem alguns sinais que devem ser reparados com atenção. Acompanhe!

Mudanças na cor

Corrimentos normais devem ser brancos ou transparentes. Logo, caso se tornem amarelo, verde, acinzentado ou qualquer outra cor anormal, pode indicar uma infecção e deve ser avaliado por um médico.

Odor desagradável

Um corrimento vaginal com um cheiro forte e desagradável, especialmente se for acompanhado por outros sintomas, como coceira ou ardência, pode ser sinal de infecção. Logo, é importante solicitar ajuda médica.

Consistência alterada

Se o corrimento se tornar excessivamente espesso, grudento, com grumos, sinaliza infecção ou outra condição anormal.

Sangramento

O corrimento veio misturado com sangue ou você teve qualquer tipo de sangramento vaginal durante a gravidez? Isso é motivo de preocupação e pode indicar trabalho de parto

Sintomas gerais

Além dos sintomas relacionados ao corrimento, se você apresentar febre, mal-estar geral, náuseas, vômitos ou outros sintomas incomuns, é importante informar o seu médico.

Agende uma consulta com um Ginecologista no Centro Médico Alphaview

Então, entendeu do que se trata o corrimento na gravidez? Como visto, essa secreção pode ser natural e é indício de saúde íntima da mulher. Porém, se acompanhada de algumas características específicas, exige atenção e cuidado médico.

Portanto, agende uma consulta com um Ginecologista no Centro Médico Alphaview e cuide da sua saúde e a do bebê!