Notícias e Artigos

Centro Médico Alphaview

Como A Vacina Age No Organismo? Descubra!

Entender como a vacina age no organismo é importante para evitar fake news e incentivar mais pessoas a se vacinarem. Afinal, movimentos antivacinas são uma das principais ameaças à saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isso porque a vacinação controla e erradica doenças que poderiam causar milhões de mortes anuais. É o caso da covid-19, sarampo, poliomielite e difteria. Portanto, entender o funcionamento das vacinas é fundamental para promover a saúde coletiva.

Por esse motivo, continue a leitura: respondemos as dúvidas mais comuns sobre o assunto, como:

  • O que é a vacina?
  • Como a vacina age no organismo?
  • Qual é a composição das vacinas?
  • Quais são as funções da vacina?
  • Quais são as vacinas mais comuns?

O que é a vacina?

A vacina é uma substância biológica — derivada de microorganismos — feita para proteger o corpo contra doenças. Ela atua incentivando o sistema imunológico a defender o organismo contra agentes invasores, como vírus e bactérias. 

Com isso, as vacinas ajudam a manter você, sua família e a comunidade em geral saudáveis, evitando a propagação de doenças contagiosas. Logo, se vacinar é uma decisão coletiva, já que afeta toda a sociedade, que depende da imunização em massa para controlar e prevenir surtos.

Em outras palavras, quando muitas pessoas em uma comunidade são vacinadas, o agente têm menos chances de se espalhar. Isso dificulta a infecção até daqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde, como bebês muito pequenos.

Como a vacina age no organismo?

Uma vacina age como um “treinamento” para o seu sistema imunológico defender o organismo contra infecções, como vírus e bactérias. Isto é, quando alguém é vacinado, recebe uma pequena parte inofensiva do que causa uma doença específica.

Essa pequena parte é incapaz de adoecer alguém — apesar das naturais reações, como dores físicas. Porém, é o suficiente para o seu sistema imunológico reconhecer a infecção e aprender como combatê-la.

Então, o organismo cria uma “memória” do invasor ao produzir anticorpos, mecanismos de defesa do corpo. Assim, se um dia você se contagiar por esse microorganismo específico, saberá como expulsá-lo rapidamente.

Por isso, é importante se vacinar regularmente para reforçar as defesas do corpo, conforme o calendário de vacinação para cada faixa etária e perfil. Afinal, os anticorpos tendem a diminuir com o tempo.

Qual é a composição das vacinas?

As vacinas são compostas por elementos que atuam com propósitos específicos no organismo, como:

  • antigénio - parte inofensiva do vírus ou bactéria que causa a doença. É ele que seu sistema imunológico precisa reconhecer e aprender a combater;
  • conservantes - alguns tipos de vacinas tem conservantes (de baixo risco para humanos), incluídos para evitar contaminação da vacina após o frasco ser aberto, impedindo o crescimento de vírus e bactérias;
  • estabilizadores - substâncias que mantêm a vacina segura e eficaz durante o armazenamento e transporte. Eles ajudam a preservar a eficácia da vacina até o momento da administração.

Todos os componentes das vacinas são cuidadosamente testados quanto à segurança antes de serem aprovados para uso. Além disso, eles são usados em quantidades muito pequenas e não representam um risco significativo para a saúde.

Quais são as funções da vacina?

As vacinas têm algumas funções muito importantes para a saúde coletiva. Acompanhe!

Proteger contra doenças

A função principal das vacinas é proteger você e a comunidade contra doenças. Isso ocorre ao ensinar o seu sistema imunológico a reconhecer e combater agentes invasores. É como dar ao corpo um manual de instruções de autodefesa.

Prevenir a disseminação de doenças

As vacinas protegem até quem não foi vacinado. Isso porque, quanto mais pessoas vacinadas em uma comunidade, mais difícil vírus e bactérias se espalharem. Afinal, ocorre uma espécie de “barreira de proteção” que alcança vários indivíduos.

Reduzir a gravidade das doenças

Mesmo se você for exposto ao microorganismo depois da vacinação, é menos provável que adoeça gravemente. Ou seja, as vacinas contribuem para a doença ser mais branda, facilitando o combate pelo organismo.

Isso explica porque a campanha de vacinação em massa contra o coronavírus, por exemplo, contribuíram para flexibilizar as medidas de contenção da doença, como o distanciamento social. 

Salvar vidas

As vacinas têm salvo milhões de vidas ao longo dos anos. Afinal, elas previnem doenças que costumavam ser muito perigosas, como a poliomielite e o sarampo. Inclusive, movimentos antivacinas podem ser responsáveis pelo retorno de patologias antes erradicadas, como poliomielite, rubéola e difteria.

Por exemplo, o Brasil conquistou o título de eliminação do vírus do sarampo, em 2016. Entretanto, o status foi perdido em 2018, já que a doença voltou, devido a baixa adesão da população, conforme o Ministério da Saúde. 

Contribuir para a saúde pública

A vacinação em massa é uma das melhores maneiras de manter a saúde pública em ordem. Afinal, ela evita epidemias e surtos de doenças contagiosas, tornando nossas comunidades mais seguras e saudáveis.

Isso é especialmente relevante para proteger grupos que podem ser mais vulneráveis às doenças, como bebês muito jovens, idosos e aqueles com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Logo, a vacinação coletiva permite que as comunidades continuem funcionando normalmente. Isso é essencial para a economia e a vida cotidiana, especialmente em situações de pandemia, como a da covid-19, ocorrida em 2020.

Quais são as vacinas mais comuns?

Algumas das vacinas mais comuns são:

  • vacina contra a covid-19;
  • vacina contra febre amarela;
  • vacina contra gripe;
  • vacina contra HPV;
  • vacina contra hepatite A e B;
  • vacina contra tríplice bacteriana;
  • etc.

Agende uma consulta no Centro Médico Alphaview

Então, entendeu como a vacina age no organismo? Conforme mencionado, elas são fundamentais para prevenir doenças graves. Seu profissional de saúde pode orientar você sobre quais vacinas são necessárias com base na sua idade, histórico médico e circunstâncias individuais.

Pensando nisso, agende uma consulta no Centro Médico Alphaview para cuidar da sua saúde e a da comunidade!